Vai viajar em grupo? Temos dicas!



Setembro já chega com um feriado muito esperado para quem quer fazer uma viagem pelo Brasil. Viajar sozinho pode ser muito legal e importante para nosso crescimento pessoal, mas viajar em grupo é muito bom para se divertir e criar memórias incríveis.

Feriados são excelentes para excursões. Muitos grupos de Igrejas, de música e de amigos em geral, gostam de se reunir para visitar locais interessantes pelo Brasil, que reúnem pontos turísticos interessantes e atividades de lazer para todas as idades. É uma forma muito boa de aproveitar o feriado na companhia de pessoas queridas, mas antes de colocar o pé na estrada com seu grupo, é preciso planejar bastante. Separamos algumas dicas para quem deseja viajar em grupo nesse feriado:

Definir a quantidade exata de pessoas

Isso parece bem óbvio, mas é bom reforçar porque aquela pessoa que decide de última hora que quer ir junto na viagem pode ser uma dificuldade para a logística. O número exato de viajantes é necessário para definir o meio de transporte necessário (um ou mais carros, van ou ônibus, por exemplo), o número de reservas de hospedagem e também a programação da viagem.

Definir um roteiro

Essa parte é mais que importante. E é ainda mais importante decidir se o grupo todo permanecerá unido em todos os passeios, se será dividido e que todos possam opinar sobre as atividades da viagem para que não haja desgastes desnecessários. O roteiro é algo para ajudar a programar o que fazer em cada dia e otimizar a viagem, mas sem deixar de visitar os principais atrativos. Para prepará-lo, é necessário pesquisa.

Pesquisa, pesquisa e pesquisa

É mais que importante usar a internet para saber mais sobre o destino. Planejar de antemão é o que garante o sucesso da viagem. Claro que imprevistos podem acontecer, mas o planejamento existe para reduzi-los. É bom ter um mapa do local e identificar nele os principais pontos de interesse para ver onde fica cada coisa, como se deslocar dentro da cidade e saber o que tem nos arredores do hotel. Também é necessário identificar os horários de funcionamento dos estabelecimentos. Como é feriado, alguns locais podem não abrir, então é melhor pesquisar antes do que dar com a cara na porta.

Prepare todas as pessoas para emergências

A comunicação é fundamental. É importante ter um grupo no WhatsApp com todos os viajantes, por exemplo, mas também é essencial que todos anotem, em papel mesmo, e deixem na carteira ou na bolsa os telefones de todos os companheiros e do hotel. Um celular pode ser perdido com todos os contatos, por isso a importância de ter outras formas de comunicação. Também deve ser combinado um ponto de encontro e todos devem ter ciência de onde ficam os hospitais e delegacias da cidade.

Combinem um teto de gastos

Todos devem entender as necessidades de alimentação, hospedagem, transporte, passeios e outras necessidades para que não ocorra nenhum problema financeiro. Não dá para almoçar e jantar em locais de luxo todos os dias da viagem se o grupo todo não tem as mesmas possibilidades financeiras por isso é importante acordar um valor diário de gastos.

Hospedagem econômica

Em viagens geralmente a hospedagem e as passagens são as principais fontes de gastos, por isso é bom fazer pesquisas e negociações inteligentes para economizar. Hotéis com quartos que possuem várias camas podem ser uma solução boa para otimizar os gastos. Além de manter o grupo unido, os gastos são menores. Em Uberaba, o Hotel Flor de Minas oferece