Antes de viajar: Faça a revisão do seu carro



Está pensando em pegar a estrada com a família para uma viagem de final de ano ou feriado? Antes de fazer as malas, no entanto, é preciso ver se está tudo em ordem com o veículo. A revisão automotiva é muito importante para garantir a segurança de todos que vão viajar.

A revisão do seu carro deve estar sempre em dia, claro, para a sua segurança no cotidiano principalmente se você usa o automóvel para trabalhar. Porém, é necessário fazer uma revisão caprichada antes de uma viagem porque na estrada os carros andam em alta velocidade e são expostos a maiores perigos tanto internos quanto externos.

Você não quer arriscar a sua vida ou a vida da sua família, certo? Então veja os principais itens que você precisa revisar antes de viajar:

Pneus

Verifique os sulcos dos pneus, que devem ter no mínimo 1,6mm de profundidade para não serem considerados “carecas” segundo a resolução 558/80 do Código Nacional de Trânsito. Pneus em boas condições são essenciais para evitar a aquaplanagem em caso de chuva.

Também é fundamental que você cheque a calibração dos pneus, que precisam ser cheios e firmes. Pensando que o carro terá mais peso que o normal, com muitas pessoas e bagagem, é importante atentar para a pressão necessária, que pode variar nestas circunstâncias.

E não se esqueça de revisar o estepe também. Se algum pneu furar, ele será necessário e não pode ter defeitos.  

Freios

É muito perigoso pegar a estrada com freios desgastados. Verifique as pastilhas (caso você escute um barulho metálico ao pisar no freio significa que as pastilhas estão desgastadas), as pinças, o disco e o nível do fluido do freio.

Rodas

Confira as rodas do seu carro em busca de amassados, quebras e trincas. Se apenas um pneu estiver mais baixo que os demais, provavelmente a roda está amassada. Vale a passada no borracheiro ou mecânico.

Alinhamento da suspensão e balanceamento das rodas

Os sinais de falta de alinhamento e balanceamento aparecem quando o carro está em alta velocidade então não seja pego de surpresa com o volante vibrando ou o carro puxando para os lados enquanto está indo para seu destino. Faça o alinhamento da suspensão e o balanceamento das rodas antes de sair de casa. Cheque também por rangidos, batidas secas ou ruídos de peças soltas na suspensão.

Triângulo, macaco e chave de roda

Verifique se estes equipamentos estão no veículo e se eles estão funcionando direito. Serão essenciais caso o automóvel quebre.

Fluidos

Confira o nível de todos os fluidos do carro e não apenas óleo e água. Procure por vazamentos também. Caso esteja perto da data de troca de fluidos é válido adiantá-la para antes da viagem. Na estrada o motor faz um esforço maior e pede esses cuidados.

Faróis

Nas rodovias é lei andar com os faróis dianteiros acesos, assim como as lanternas traseiras, todas as luzes do carro devem estar funcionando. Certifique-se de trocar qualquer lâmpada com mau funcionamento para garantir a segurança e evitar uma multa.

Sistema de limpeza de vidros

Os limpadores e desembaçadores de vidros são muito importantes em caso de chuva. Veja como está o nível do reservatório de limpeza e o estado das palhetas. Limpe bem os vidros antes de viajar. Também é bom levar um pano de algodão e spray anti-embaçante.

Outras verificações importantes:

Sistema de ignição e injeção, molas e amortecedores, rolamentos de roda, pastilhas de freio, coifas e juntas homocinéticas, correia dentada do motor e rolamentos.

Sua família é o seu bem maior, não arrisque perdê-la por um descuido bobo. Faça revisão.